Semana do Calouro 2012.1





Semana do Calouro 2012.1


     No primeiro semestre do ano de 2012, ocorreu a Semana do Calouro do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, exatamente entre os dias 06 a 09 de Março, o qual o Diretório Acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas teve a maior alegria em realizar. Visando dar aos novos discentes, uma introdução à vida acadêmica, a Semana de Calouros, propôs um cronograma de atividades integrativas nas quais eles puderam conhecer os colegas de sala, assim como o funcionamento do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.


Recepção dos Calouros 05.03.12


Enfim, chegou o dia de conhecermos os calouros 2012.1! 
Após a aula magna, eles foram conduzidos à sala do museu, onde ouviram as boas vindas ministradas pela nossa coordenadora Betânia Guilherme e pelos integrantes do nosso D.A.
Encerramos a manhã, fazendo uma dinâmica para que houvesse uma melhor interação entre nós, do D.A.L.B. e todos os novos alunos.

06.03 - Palestra - Oportunidades ofertadas pela UFRPE/ Gincana do Conhecimento


Palestra - Oportunidades ofertadas pela UFRPE
Palestrantes: Membros do Diretório Acadêmico

     Houve, neste dia, uma palestra para explicar sobre os incentivos que a nossa querida universidade, a Rural, nos proporciona. Ministrada pelos integrantes do D.A.L.B., tentamos informar aos novos discentes, desde já, sobre essas oportunidades.

Gincana do conhecimento


     Com a gincana, podemos proporcionar aos novos discentes um momento de diversão, facilitando a formação dos laços de amizade e o convívio com os novos colegas. A Gincana do Conhecimento teve como provas o twister, lembrando que foi uma disputa acirrada entre as equipes verde e azul, ficando 30 pontos para a equipe verde e 20 pontos para a equipe azul; o caça-pista, que teve como objetivo o conhecimento dos principais lugares da Universidade para os calouros no decorrer da graduação com a vitória da equipe azul; e o "Bolhado", queimado com bexigas d'água, vencida pela equipe azul. Apesar do grupo azul ter ganho, todos foram premiados com medalhas.
Para encerrar, houve o Coffee Break na sede do D.A.L.B.


07.03.12 - 1º dia de Palestras

     Começou o dia de apresentação das áreas do conhecimento da graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas! Tentamos fazer com que os alunos conhecessem e se identificassem com essas áreas, além de retirar qualquer dúvida que possa existir durante o curso. As palestras foram feitas com maestria pelos professores mencionados abaixo!

Palestra: Educação Ambiental
Palestrante: Profª Dra. Carmen Farias



Palestra: Atuação profissional do biólogo na área de Microbiologia
Palestrante: Profª Dra. Norma Sobral




Palestra: A Genética no século XXI
Palestrante: Profº Dr. Martin Alejandro




 08.02.12 - 2º dia de Palestras


   No segundo dia, tivemos mais três palestras, ministradas pelos excelentes professores mencionados abaixo.
Para encerrar os dias de palestra, tivemos um sorteio de brindes da linha Evolução. As sorteadas foram: Danielle Azevedo que ganhou a blusa, e Mariana Torres que ganhou a caneca, ambas da LB3.


Palestra: Profissão Licenciado em Ciências Biológicas


Palestra: Uma visão geral da Zoologia
Palestrante: Profº Dr. Geraldo Jorge



Palestra: Possibilidades para uma prática transformadora
Palestrante: Profº Dr. Henrique Kohl



09.03.12 - Minicursos

Os minicursos ocorreram no último dia, e diferente das palestras, o alunos participaram ativamente da execução das aulas. Podendo interagir com os professores e aprendendo de forma dinâmica o conteúdo.

Minicurso - Adaptações Fisiológicas do Sistema Cardiovascular ao Exercício Físico.
Palestrante: Profª Dra. Anna Myrna


Minicurso -  Conhecendo a Bioquímica: suas aplicações na ciência, sua importância para o ensino e seu papel no cotidiano. 
Palestrante: Profª Dra. Janaina Couto


     Finalizamos, agradecendo a presença de todos na nossa I Semana de Calouros! Após meses de trabalho, vimos que nosso tempo gasto, o estresse não foram em vão. Fizemos pra vocês, por vocês e por amor ao nosso curso! E o melhor de tudo, conhecemos melhor todos que compõem a turma LB 2012.1! Esperamos ter ajudado, vocês discentes, a ter mais segurança no decorrer do curso e ter retirado as dúvidas comumente surgidas. Lembrem-se de que estaremos sempre aqui, dispostos a ajudar, cooperar com cada um dos novos integrantes da graduação. 
Bem-vindos à Licenciatura em Biologia!
Bem-vindos à Universidade Federal Rural de Pernambuco!

Download fotos Semana do Calouro: (Link em breve)

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More