Informativo: Inscrições SBPC

Clique e veja a postagem na integra.

I Copa Interural de Futsal

Clique e veja a postagem na integra.

Precisamos de sua Opinião!

Clique e veja a postagem na integra.

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Clique e veja a postagem na integra.

Resumo Semana do Calouro 2012.1

Clique e veja a postagem na integra.

13 de out. de 2012

O Movimento Evolução encerra sua gestão a frente do DALB e convida para a iniciativa de uma Assembléia Geral para novas eleições

Olá companheiros de curso,
Todos temos que cumprir um papel importante quando nos é delegada uma função sobretudo a de representação política de um grupo, uma entidade, uma cidade, um país ou qualquer que seja a representação dada através de voto popular. Tive essa experiência durante os últimos dois anos a frente do D.A. de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE e me sinto feliz por saber que cumpri com a missão de reconstruir a identidade de representação estudantil no nosso curso. Todos que acompanharam essa reconstrução sabem das dificuldades que tivemos, as desconfianças, as calúnias; mas também provaram o gosto doce da satisfação de ter uma tarefa cumprida com carinho e amor pelo que se faz. 
Acredito que a vida precisa de uma renovação constante, a natureza já nos mostra isso, e assim confio aos companheiros de curso os novos rumos que irá tomar o nosso D.A. a fim de seguir sendo uma das representações mais atuantes dentro da Universidade, quero convidar aos que tenham interesse pela construção de uma Universidade pública de qualidade para que convoquem uma Assembléia Geral para puxar as novas eleições, visto que com o encerramento da gestão evolução em agosto nos tornamos ilegítimos se continuarmos exercendo as funções sem uma nova eleição. Com isso espero a iniciativa de nossos companheiros de curso para a retomada dessa representação a partir da Assembléia Geral com a formação da comissão eleitoral.
Estou seguro de que a coragem que tivemos nos permitiu a ousadia de sentar nos gabinetes para pedir, dialogar e cobrar para assim obtermos algumas conquistas no campo da Gestão Estudantil, Infraestrutura e até da mobilidade no campus desde 2010 quando começamos a escrever a história do movimento Evolução (Veja Blog: http://evolucaoufrpe.blogspot.com.br). 
Essa postura foi fundamental para: Reabertura da sede que servia de depósito para Universidade; Realização de atividades complementares para a formação através de eventos como as Salas discursivas, as trilhas ecológicas, a semana de biologia, a recepção dos calouros no Espaço Ciências; Eventos para integração das turmas e de novos alunos através da calourada “Noite da Perdição”, "Calourada da mentira" e a "Maior Calourada do Mundo"; Criação do nosso blog (http://biologiaufrpe.blogspot.com) e do informativo que circulou até 5ª edição para todos os estudantes da Licenciatura; Reativação do Conselho de Representantes de Turma; Diálogo constante sobre a eficiência da nossa Matriz Curricular; Participação no Encontro Nacional de Ensino da Biologia em Fortaleza-CE; Cooperação para o Natal Solidário UFRPE; Criação do Regimento Interno da Instituição para garantir seu funcionamento; Participação no Conselho Nacional das Entidades de Base da UNE 2011 no Rio de Janeiro; Representação permanente na Comissão Própria de Avaliação da UFRPE; Conquista do ônibus circular para UFRPE, pela dificuldades na nossa realocação no CEAGRI 1 e que conseguimos expandir para todo o campus.
Depois do trabalho voluntário realizado a frente do D.A. de Licenciatura em Biologia nestes dois anos concluo a minha tarefa com a sensação de dever cumprido, não criei inimigos, não guardo rancores, somente o orgulho de formar equipes com pessoas que mesmo sem a experiência se dispuseram para ajudar, e o fizeram sempre que possível, uns mais, outros menos, mas o suficiente para ter muitos pontos positivos do Movimento Evolução criado por mim em 2010 e que não fez feio nesses anos de atuação, soubemos marcar o nome desse movimento na história da UFRPE. Agradeço a todos companheiros de curso pela confiança depositada. Um abraço a todos e contem sempre com o carinho do seu amigo.

Jamerson Soares
Movimento Evolução UFRPE

20 de mai. de 2012

I Copa Interural de Futsal


Participe da I Copa Interural de Futsal, que será realizada entre os dias 28 deste mês e 5 de junho, na quadra poliesportiva do Departamento de Educação Física da UFRPE. Para participar, as equipes devem se inscrever no Diretório Acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas, das 12h às 18h até o dia 25 de Maio.

O Diretório está apoiando está iniciativa da Associação Atlética Acadêmica da UFRPE. Vamos montar o time de Licenciatura em Ciências Biológicas e mostrar que no nosso curso também tem atletas!

Página no Facebook: 
https://www.facebook.com/aaa.ufrpe
Evento: https://www.facebook.com/events/414352995263770/
Link da UFRPE: http://ufrpe.br/noticia_ver.php?idConteudo=10864

Paulo Ayres
Presidente Interino DALB

Informativo: Inscrições SBPC



Até terça-feira (22/05), estaremos fazendo as últimas inscrições para o SBPC. 
Quais documentos serão necessários?

*Para quem já fez a pré-inscrição:
-Xerox do RG;
-Xerox do CPF;
-Xerox do comprovante de matrícula;
-Conta corrente no nome do estudante;

OBS: Quem submeteu trabalho e foi aceito, será preciso a xerox do comprovante.

*Para quem vai realizar a inscrição:
-Todos os documentos listados acima;
-E-mail e telefone

Há pessoas que ainda são menores de idade e por isso terão alguns probleminhas, mas nada que não possamos resolver.
-Será preciso uma documentação assinada pelos pais, na qual estarão cientes e concordarão com a viagem. Caso precise, é só me avisar e mandarei por e-mail um ofício para ser assinado pelo responsável.
-Para abertura da conta, será preciso que o responsável esteja presente na hora de abrir, ou se completar 18 anos antes da viagem, é só me comunicar que eu seguro até que possa ser aberta.

*** Lembrando gente, que NÃO temos nenhuma confirmação por parte da reitoria, mas estamos tentando!

Alguma dúvida, é só procurar o D.A.!



Aline Albuquerque
Diretora de Comunicação DALB

18 de mai. de 2012

Precisamos de sua Opinião!



Olá discentes do curso de Lic. em Ciências Biológicas,

O DALB vem por meio de esta mensagem pedir a ajuda de vocês. Nós do DALB queremos saber a sua opinião! Quais HOJE são os maiores problemas do nosso curso? O que precisa ser mudado? E o que devemos ou deve ser feito para melhorar? Nós pedimos que nos envie um email levantando todos esses pontos. Queremos sua opinião para que possamos melhor trabalhar em prol do nosso curso. Nos enviem sugestões. Queremos a participação do 
discente para que possamos trabalhar juntos buscando melhorias para o nosso curso. Contribuam!

dalb.ufrpe@hotmail.com

Paulo Ayres
Presidente Interino DALB

16 de mai. de 2012

Participem do Pré-JUBRA!



HOJE na UFRPE - Exposição de curtas-metragens sobre Juventude, às 17h.

Local: Estacionalmente próximo ao CEGOE,

Vamos fazer arte, reflexão e ação!

#Curta_Juventude na preparação para o V JUBRA

Esperamos tod@s para vermos junt@s filmes como esse: http://www.youtube.com/watch?v=TyeNAPB5hMI

Link: http://www.ufrpe.br/noticia_ver.php?idConteudo=10846
Link do congresso: http://www.unicap.br/jubra/

7 de mai. de 2012

Nos ajudamos a construir esta história, Maria José de Sena a nova Reitora da UFRPE


Queridos amigos, 
Com o coração apertado por não poder participar da festa de posse, peço um espaço para enviar-lhe esta mensagem. Estes dias a UFRPE estará recebendo para a administração superior uma pessoa guerreira com as qualidades de uma mãe para acolher a todos que necessitam auxilio e que queiram colaborar para o crescimento de nossa casa universitária. A professora Maria José de Sena tem uma importante ligação com o DALB pela sua solicitude desde sua reabertura em 2010, onde em uma conversa muito dinâmica, comigo e com a nossa então secretária Rafaela Christinne, se mostrou disposta a andar de mãos dadas com as representações estudantis que zelam pela instituição e estão sempre propondo as melhorias.
A nossa postura enquanto representantes da Licenciatura em Biologia se diferencia por atuar denunciando e propondo, essa é uma bandeira muito forte desse movimento que foi criado com esse propósito, o que vem chamando a atenção da nossa comunidade. Posso ainda falar da relação de amizade construída ao longo do tempo sendo fator importante para que eu fosse convidado para a articulação da campanha no âmbito estudantil na Sede, além do mais Maria é minha conterrânea, e trazemos arraigado em nossas histórias as características de pessoas lutadoras que não se deixam rechaçar pelos intempéries da vida. 
Quero destacar a grande contribuição de um grupo que unimos para traçar os caminhos dessa vitoriosa campanha, além do DALB, fizeram parte o D.A. de Educação Física, que em nome de sua Presidente Alana Veras e do amigo Bruno Bezerra externo meus sentimentos de parceria e admiração; Ao D.A. de Ciências Econômicas, em nome do seu então Presidente Rafael Moura, e dos amigos Dani Andrada, Flavio Terto e Helber Santos, que de igual forma sinto-me feliz pela amizade formada nessa campanha; Ao D.A. de Sistema da Informação, em nome do seu então presidente Augusto Melo, pela colaboração na caminhada; Ao D.A. de Química representado pela colaboração de Karol Santos, Lucas Fialho e Ruan Melo; Ao D.A. de Administração, com a contribuição do amigo Vinícios Catão; Além de todas as pessoas que se juntaram de forma voluntária para colaborar com os referidos D.A.s que acreditaram nessa proposta como a melhor para a UFRPE. 
Estejam certos de que estas pessoas estarão sempre comprometidas com a universidade que queremos, por ter a civilidade de dialogar e exigir insistentemente, e agora não será diferente. Minha felicidade é por saber que conseguimos construir uma história diferente na campanha para Reitoria, fazendo com que houvesse um grande número de estudante participando do pleito, afinal #AlunofazReitor e só assim será possível construir uma universidade de todos e para todos, com todas as cores que já desceram dos seus palanques para caminharem juntas pelos propósitos que defenderam nas suas campanhas, uma universidade que seja melhor para todos.
Por fim deixo uma frase que nos acompanhou durante a campanha e que muito emociona a professora Maria José de Sena: "Não há nada mais forte do que uma ideia cujo tempo há chegado" e aqui vamos estar como alunos, amigos, parceiros, para cobrar e colaborar sempre que for preciso, para a construção dessa nova história da UFRPE que começa com a posse de uma mulher na Reitoria, ou melhor, A Mulher. Que venham os anos mais vindouros, pois eu quero estar lá para ser testemunha dessa história. Um abraço com muitas saudades de casa.

Jamerson Soares
Presidente DALB





2 de abr. de 2012

Eleição para o Departamento de Biologia



Amanhã, dia 3 de abril, estará ocorrendo na área externa do Salão Nobre a eleição para a diretoria do Departamento de Biologia da UFRPE. O resultado será divulgado no dia 4 de abril.

É de extrema importância o voto de nós discentes, para que assim possamos conquistar nosso espaço. Não deixem de votar, não perca um direito que é seu!

Mais informações pelo telefone: 3320.6302.

31 de mar. de 2012

Resumo Semana do Calouro 2012.1



Semana do Calouro 2012.1

No primeiro semestre do ano de 2012, ocorreu a Semana do Calouro do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, exatamente entre os dias 06 a 09 de Março, o qual o Diretório Acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas teve a maior alegria em realizar. Visando dar aos novos discentes, uma introdução à vida acadêmica, a Semana de Calouros, propôs um cronograma de atividades integrativas nas quais eles puderam conhecer os colegas de sala, assim como o funcionamento do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.

Para conferir a postagem na integra clique no link: http://biologiaufrpe.blogspot.com.br/p/semana-do-calouro-20121_31.html

25 de mar. de 2012

Confira as novidades do blog do DALB!


A página “Semana do Calouro” e “Eventos” já foram inauguradas e todos já podem conferir essa novidade no nosso blog.

A página “Semana do Calouro” está coberta de fotos e resumos da Semana do Calouro 2012.1, visitem a página e confiram como foi a Semana.

A página de “Eventos” está inaugurada apenas com alguns eventos indicados pelo D.A. Com o tempo vamos expandir essa página. Tem algum evento para indicar? Envie a sugestão para dalb.ufrpe@hotmail.com

Ainda está semana estaremos atualizando a página “Downloads” com todas as fotos da Semana do Calouro 2012.1 e a página "Loja DALB" como os itens disponíveis em nosso estoque. A maior novidade fica pela nova página que será criada no nosso blog, a página se chamará “Oportunidades”. Sempre que houver alguma oportunidade de estagio, monitoria, projeto de extensão, entre outros, o DALB estará postando nessa página, sempre tentando mantê-la atualizada. De inicio vamos apenas colocando oportunidades na UFRPE, mas com o tempo pretendemos também postar as oportunidades fora da UFRPE.

Para um futuro próximo o DALB ainda almeja criar uma ferramenta/página que melhore a interação no nosso blog com os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Estamos aceitando sugestões! De inicio estaremos liberando a opção “Comentários” e posteriormente pensamos em colocar na barra lateral do blog um espaço para vocês colocarem suas opiniões ou deixarem alguma mensagem. Enviem sugestões!

NOTA: A página Semana do Calouro foi substituída pela página "Oportunidades". Você pode encontrar a página da Semana do Calouro pelo link: http://biologiaufrpe.blogspot.com.br/p/semana-do-calouro-20121_31.html

Paulo Ayres
Presidente Interino DALB

21 de mar. de 2012

Certificados da Semana do Calouro prontos!

Aos alunos que participaram da I Semana do Calouro de Licenciatura em Ciências Biológicas, os certificados da semana e dos minicursos já estão prontos e se encontram na sede do Diretório Acadêmico. Lembrando que só receberá o certificado aquele ouvinte que participou de ao menos 75% das palestras. OBS: Aos que desejarem também receber seu certificado por email, favor enviar uma solicitação para o email do DALB.
Aproveitamos para agradecer a todos que participaram desse maravilhoso evento, que foi mais uma vitória para nosso curso. Logo mais postaremos um resumo do evento juntamente com as fotos selecionadas.

Paulo Ayres
Presidente Interino DALB

6 de mar. de 2012

Grupo LBIO no Facebook

       
       A poucas semanas foi criado o grupo intitulado "LBIO" no facebook, como uma forma de Integrar e aproximar os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do DALB e aos outros discentes. Para os discentes que ainda não possuem o grupo, basta ter uma conta no facebook e solicitar a participação que um dos Administradores aceitará a solicitação. O Grupo já chegou a marca de 250 membros e a cada dia cresce mais. Participem!


Siga o DALB nas redes sociais:



Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More